sábado, 25 de julho de 2009

Reflexão.

Eu estava passando pela rua de carro quando vi uma mulher indígena sentada no chão e seus quatro filhos brincando ao seu redor, enquanto um deles passava de carro em carro pedindo dinheiro quando o sinaleiro fechava.Foi então que meu pai e meu irmão que estavam comigo, começaram a discutir sobre o assunto, ", mas não era pra FUNAI dar apoio aos índigenas?", em suma no debate acabou sendo dito que na verdade a FUNAI dá apoio aos índigenas que estão em suas tribos, e não aos que saem da aldeia e vem para o centro urbano, competir igualmente como os outros cidadãos, muitas vezes deixando a mostra alguns poucos artezanatos, quase como desculpa para mendigar.
Apesar de toda a exploração que os indígenas sofreram desde a colonização, eles possuem um Estatuto do Índio, onde outro ponto da discussão entrou, os direitos do índio, ou suas prerrogativas perante a lei, das quais até então eu não sabia.Pois tendo noção de que o indígena vota, consequentemente conclui que fossem considerados cidadãos, sendo cidadãos tem seus direitos e deveres, como todos nós que respondemos por nossos atos igualmente sem distinção de raça, crença ou sexo.Mas eu estava enganada, segundo o estatuto do índio, no art. 8° : "São nulos os atos praticados entre índios não integrados e qualquer pessoa estranha à comunidade indígena quando não tenha havido assistência do órgão tutelar competente.Parágrafo único. Não se aplica a regra deste artigo no caso em que o índio revele consciência e conhecimento do ato praticado, desde que não lhe seja prejudicial, e da extensão dos seus efetivos."
Há também os que  emancipam-se da comunidade indígena, tornando-se cidadão brasileiro e não mais participante da comunidade indígena(Art.9°).
Não acho que deveriam responder diferentemente de nós por terem uma cultura diferente da nossa, até mesmo por muitas tribos hoje terem acesso a Internet, televisão, e informação que os tornam sim capazes de entender muita coisa.Claro que existe tribos quase que completamente isoladas e que não possuem nenhuma noção da nossa cultura, entretanto, volto a pensar nessa "pena histórica" que quase todo mundo tem dos índios e até mesmo dos negros de que "ah coitados são incapacitados porque foram explorados por tanto tempo", pelo contrário, essa pena não deveria existir, sim eles foram explorados, mas há casos e casos, e isso não os torna incapacitados.Tanto os índios quanto qualquer outro que está nas ruas, seja por opção ou por falta dela em suma não é culpa deles, contudo diferenciá-los perante a lei não creio ser a melhor escolha, isso ainda é um fato que muita gente nem para pra pensar.

[Ana Hemb]


Um comentário:

  1. Nunca é demais lembrar que a diferenciação cultura não se resume apenas a praticas cotidianas, trabalho ou a religião.
    As leis aplicadas no país remetem a uma origem romana. Essa propagada pelas culturas que colonizaram as terras que cá estamos e que impuseram forçosamente uma prática completamente diferente. A esses índios, hoje deslocados, por estarem em uma especie de processo de transição cultural (indigena x européia) poucas alternativas lhe restaram, senão viverem, ao longo dos tempo, à margem da sociedade instituida.

    Porém, tudo são pontos de vista...

    ResponderExcluir

Identifique-se, por favor e obrigado. (: