quinta-feira, 7 de maio de 2009

Influência ou Consciência?

Tenho contato direto com uma ovo lacto vegetariana, então comecei mesmo a repensar na minha alimentação, e entre outras coisas, comecei a perceber como a gente nem presta atenção ao que come.
Não sei se por influência ou consciência tenho tentado evitar comer carne, e digo que não é algo fácil.A carne até é, depois de um tempo você cria um certo receio até, mas o resto (ovo, leite, mel..) é muita força de vontade, que eu gostaria de ter, mas não de modo extremista.O que mais me perturba é ver que tem gente que nem se importa, é quase como assumir que não se interessa  pelo o que come.
Um exemplo clássico: Dizem que a origem da carne do hambúrguer do Mc'Donalds é duvidosa, dizem até ser carne de minhoca!Mas agora me diga, alguém que ouviu isso deixou realmente de comer Mc'Donalds por repulsa de talvez estar comendo minhoca? Acho que não.
Outro bom exemplo: Ao pensar em canibalismo sentimos uma tremenda repulsa por ser a "comida" um semelhante nosso.
Mas o homem está tão habituado a negar sua origem e semelhança animal, que comer carne de vaca, galinha ou porco é algo banal.Já comer carne de macaco é algo "nojento", por que? Afinal ele também é um animal com sistema nervoso que sente dor, assim como o peixe, a galinha, o porco...
Talvez a explicação seja porque, o homem associa-se mais ao macaco como semelhante do que a uma vaca.Quando na verdade as pouca diferenças que temos além da física dos outros animais, é o cérebro mais desenvolvido e os polegares opositores.Mas ambos possuem sistema nervoso, e portanto sentem dor.
Não sei se poderia afirmar que vou virar vegetariana, vegan ou qualquer coisa do gênero, mas ao menos vou tentar comer conscientemente, e evitar.Quem sabe com o tempo eu posso até virar.
A pouco tempo atrás estava indignada por causa da falta de consciência das pessoas e fiz um texto sobre isso.Na época mostrei a Gabi e nós concordamos que além de estranho, era hipócrita uma carnívora escrever tal coisa, preocupar-se dessa maneira.Mas veja bem, não estou querendo ser hipócrita, mas que a falta de consciência, que agora já não é mais de minha serventia, é revoltante, isso é.

Ainda tem confusão entre vegetariano e vegan
com um certo preconceito mundial
Como isso pode ser comum em um mundo global?
Vem que eu te mostro toda a tristeza de um animal gritando em desespero
Tudo o que fica no bueiro e vai para o nosso prato
Seja porco, vaca, galinha ou pato.

Quem sabe, hoje ainda carnívora, talvez amanhã não mais.Ainda estou em processo de decisão.

[Ana Hemb]
 

Um comentário:

  1. Pensar sobre o erro, é o primeiro passo, mas só ficar na consciênca é cooperar com os crimes.

    ResponderExcluir

Identifique-se, por favor e obrigado. (: