sábado, 23 de maio de 2009

Não sou baderneiro, eu só não quero que roubem meu dinheiro!

Acredito que todos já saibam do aumento da tarifa do ônibus em Joinville, e saibam também que ninguém está satisfeito com isso.Ainda mais pelo fato de que está no plano de governo do prefeito Carlito Merss baixar o passe de ônibus, quem tiver a oportunidade, está nas páginas 25 e 26.
"(...)desculpas técnicas,  baseadas em uma planilha fornecida pela Gidion/Transtusa, empresas que exploram o transporte há mais de quarenta anos na cidade, em situação irregular, já que não passaram por processo de licitação. Nas palavras do secretário as empresas estão num “processo provisório”.(...)
Não achamos plausíveis as “justificativas” da prefeitura para dar esse aumento, entendemos que as empresas estão em situação irregular, explorando o transporte coletivo da cidade. Entendemos que em 5 meses de gestão da prefeitura pelo PT, nada foi feito para tentar mudar a lógica de exploração do transporte na cidade, muito menos para barrar o aumento, nem uma tentativa de aumentar o controle sobre as planilhas. O final dessa política de omissão e concessão é trágico: aumento da tarifa, sem mudança – o PT repete as práticas políticas das gestões passadas tanto combatidas em seu passado. (...)" Movimento Passe Livre - http://www.mpljoinville.blogspot.com

Há os conformistas, mas sempre haverá.Os que sentem-se ultrajados com esse aumento, que nem ao menos para trazer melhorias ao transporte público é, saem nas ruas para protestar.
O MPL (Movimento Passe Livre), a Frente de Luta pelo Transporte Público (a qual o MPL faz parte), grêmios estudantis, secundaristas  etc., participam dos manifestos que acontecem desde o dia 15 de maio.
De 100 a 800 pessoas (para mais) participaram e ainda participam das manifestações diárias que ocorrem nas ruas do centro da cidade.
Por ser uma manifestação pacífica e bem organizada (apesar de não possuir líderes, sendo algo bem democrático), policiais escoltam os protestantes e fecham as ruas para que a manifestação avance.
Participamos (eu, Dani e Gabi) das manifestações, e são muito tranquilas de ir, normalmente após a concentração na praça da bandeira fazemos uma passeata pelo centro, batucando, fazendo barulho e gritando e chamando a galera pra lutar contra o aumento conosco.
Continuará a ter manifestos até baixar o passe.Foi levado essa semana a câmara de vereadores o caso que está para ser reavaliado na terça feira que vem dia 26/05, as 15 hrs.Onde claro, haverá um manifesto, para mostrar que os cidadãos de Joinville estão sim, bem indignados com essa situação.
Não é porque foi decretado que não pode ser mudado.
Vem!Vem!Vem pra luta vem contra o aumento!Vem!

[Ana Hemb]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se, por favor e obrigado. (: