segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Afinal, o que é gelatina?

Além de uma sobremesa geladinha e doce, o que tem por de traz desse pozinho que basta água quente e gelada?
Se você ler atraz do pacote só diz (além de todos os açúcares, corantes, acidulantes, etc.) "gelatina", mas afinal o que diabos é a gelatina?
Na verdade nunca havia me ocorrido isso, pra mim era algo puramente sintético.
Se pode obter fervendo certos produtos animais, como ossospele e outras partes com tecido conectivo. É muito utilizada em alimentosmedicina e certas indústrias.
 A gelatina funde com o calor e solidifica quando o calor cessa. Misturada com água a gelatina forma um gel coloidal.

Exemplos de alimentos com gelatina são as sobremesas de gelatina, o aspic, as gomas. A gelatina pode também ser usada como estabilizante ou espessante de sorvetegeleiaiogurtequeijomargarina, etc.

Em alternativa à gelatina de origem animal, existem gelatinas vegetais, à base de polissacarídeos extraídos de algas. O ágar-ágar é a forma mais simples de venda destas gelatinas e pode ser preparado com sumos de fruta, resultando numa gelatina parecida com as de supermercado. Mas existem gelatinas de supermercado, algumas com base em ágar-ágar, outras com base em carragenina (uma espécie de extrato de algas marinhas encontradas nas costas do Atlântico da Europa e América do Norte), que se preparam de forma idêntica às de origem animal, sem necessidade de adição de mais ingredientes.


Utilizações industriais

Algumas utilizações industriais da gelatina incluem:

  • A cobertura das cápsulas de produtos farmacêuticos;
  • emulsão fotográfica (apesar de se terem tentado outros produtos sintéticos, ainda não foi encontrado um substituto com a estabilidade e baixo preço da gelatina),
  • Na fabrica de cabeças de fósforos e de lixa;
  • Alguns cosméticos contêm uma variedade de gelatina que não gelifica.


[Ana Hemb]

3 comentários:

  1. a bala de goma da Dori não vai gelatina, ela é feita com amido de milho.. se interessar :)

    ResponderExcluir
  2. A gelatina é recomendada quase que por todos os nutricionistas (nao sei se escrevi certo) por conter 18 aminoácidos, sendo que desses 9 são essenciais para o organismo. A obtenção desses aminoácios através de uma alimentação convencial (vegetariana ou não) é muito dificil. Por isso, ela é recomendada para combater efeitos da velhice.

    Basta ir num hospital e ver que todo o dia vem uma tigela com gelatina para os pacientes.

    ResponderExcluir

Identifique-se, por favor e obrigado. (: