Exemplos de alimentos com gelatina são as sobremesas de gelatina, o aspic, as gomas. A gelatina pode também ser usada como estabilizante ou espessante de sorvete, geleia, iogurte, queijo, margarina, etc.
Em alternativa à gelatina de origem animal, existem gelatinas vegetais, à base de polissacarídeos extraídos de algas. O ágar-ágar é a forma mais simples de venda destas gelatinas e pode ser preparado com sumos de fruta, resultando numa gelatina parecida com as de supermercado. Mas existem gelatinas de supermercado, algumas com base em ágar-ágar, outras com base em carragenina (uma espécie de extrato de algas marinhas encontradas nas costas do Atlântico da Europa e América do Norte), que se preparam de forma idêntica às de origem animal, sem necessidade de adição de mais ingredientes.
Utilizações industriais
Algumas utilizações industriais da gelatina incluem:
- A cobertura das cápsulas de produtos farmacêuticos;
- A emulsão fotográfica (apesar de se terem tentado outros produtos sintéticos, ainda não foi encontrado um substituto com a estabilidade e baixo preço da gelatina),
- Na fabrica de cabeças de fósforos e de lixa;
- Alguns cosméticos contêm uma variedade de gelatina que não gelifica.
a bala de goma da Dori não vai gelatina, ela é feita com amido de milho.. se interessar :)
ResponderExcluirBahh, eu gosto de gelatina! \o/
ResponderExcluirA gelatina é recomendada quase que por todos os nutricionistas (nao sei se escrevi certo) por conter 18 aminoácidos, sendo que desses 9 são essenciais para o organismo. A obtenção desses aminoácios através de uma alimentação convencial (vegetariana ou não) é muito dificil. Por isso, ela é recomendada para combater efeitos da velhice.
ResponderExcluirBasta ir num hospital e ver que todo o dia vem uma tigela com gelatina para os pacientes.