quarta-feira, 15 de abril de 2009

Sonhando com qualidade..


Aqui vai uma sugestão de filme - WAKING LIFE.

É uma obra filosófica surreal que aborda dialéticas de pensadores como Jean Paul Sartre, Nietzche, Platão e Aristóteles. A história é sobre um personagem que se encontra imerso num reino de sonhos no qual não consegue sair. Nele, ele ouve e conversa com vários personagens que tentam ensiná-lo algo, com temas como : O Homem Auto-Destrutivo, Existencialismo, Livre-arbítrio, Sonhos, Evolução, Teoria e Ação...nossa é muita coisa.É um filme pra se assistir com o dedo no pause, pra digerir tudo. Além do contexto ideológico do filme chama atenção a construção estética da fotografia. O filme é uma animação, mas que foi filmada com atores e situações reais, dando uma impressão realista e ao mesmo tempo psicodélica para os movimentos dos personagens. É uma viagem mesmo, cheia de erros e contradições quanto na vida real.


Um trechinho : "Passamos pela vida esbarrando uns nos outros, sempre no piloto automático, como formigas, não sendo solicitados a fazer nada de verdadeiramente humano. Pare. Siga. Ande aqui. Dirija ali. Ações voltadas apenas a sobrevivência. Toda comunicação servindo para manter ativa a colônia de formigas de um modo eficiente e civilizado. “O seu troco”, “Papel ou plástico?”, “Crédito ou débito?”, “Aceita ketchup?”. Não quero um canudo. Quero momentos humanos verdadeiros. Quero ver você. Quero que você me veja. Não quero abrir mão disso. Não quero ser uma formiga, entende?"


É um filme longo com muuuuuito diálogo, o que pra alguns é algo chato, mas acho que vale a pena. Melhor do que muita coisa que passa aí na tv..


Nos faz pensar.



[Dani]


3 comentários:

  1. Esse trecho- nao sei pq - sempre me lembra uma conversa que tive com a Gabi uma vez,quando ela estava esperando o ônibus pra ir pra casa.Lembra Gabi?A gente falava sobre o comportamento das pessoas no ônibus, que se vc não conhece ninguem,vc fica viajando no seu mundinho pensando na conta atrasada,no cara que ama, na aula que tem que preparar pra amanhã, na comida do gato que esqueceu de comprar ENFIM...as pessoas mergulham em seus pensamentos -as vezes tiram um chochilo- até chegar a hora de descer e fim.

    Como formiguinhas.


    Dani

    ResponderExcluir
  2. não quero ser uma formiga, pode crê (Y)

    Muito bom o post Dani (:

    Ana.

    ResponderExcluir
  3. Realmente pareceu interessante ^^
    Mindwalk (Ponto de Mutação, em português) é outro filme, não tão direto quanto esse, que nos faz pensar bastante e é igualmente rico em conteúdo. Ele se apega mais às questões básicas e gerais, te mostrando, incrivelmente bem explicado, o modo de pensar sistêmico e a Teoria dos Sistemas (uma matéria que tive semestre passado na faculdade e foi muito interessante para mim).

    Se quiserem conferir: http://video.google.com/videoplay?docid=854094769667634943

    Gustavo

    ResponderExcluir

Identifique-se, por favor e obrigado. (: