domingo, 12 de abril de 2009

Seria a roupa que faz o monge???

"Uma reivindicação inusitada da alguns franceses virou notícia na Europa: a associação Hommes en Jupe está lutando pelo direito dos homens usarem saias! A idéia do grupo, cujo nome significa "Homens de Saia", é resgatar uma tradição que existia na França há 500 anos e que ainda é cultivada em diversos lugares do mundo, como no sudeste asiático, na Polinésia e na África. O objetivo, além de resgatar este costume antigo, é acabar com o preconceito e clichês que associam homens de saias a travestis ou pervertidos sexuais. O grupo também não quer restringir a peça de roupa apenas ao uso folclórico, como acontece na Escócia, com o "kilt". O desejo é de realmente incluir a saia no guarda-roupa masculina e liberar seu uso nas ruas."

Diferenças entre homem e mulher todos nós sabemos quais são, aliás, começamos a saber logo no nascimento de um bebê, onde a cor pra menino é rosa, e pra menina azul.Opa...menina ROSA, menino AZUL.Esse sim é o modo correto na visão da sociedade e de Deus (22:5: "A mulher não usará roupa de homem, nem o homem veste peculiar à mulher; porque qualquer que faz tais coisas é abominável ao Senhor, teu Deus.").
Assim. Como 2+2=4.
Mas há muito tempo, não é bem Assim que as coisas funcionam.Há uma discussão sobre isso, principalmente da comunidade religiosa e conservadora, que seguem a risca a lei de Deus, contra aqueles mais liberais que pensam "peraí, que importância realmente tem a roupa na vida de uma pessoa?"
Até os anos 50 as mulheres não podiam usar calça comprida na rua.Tal ato era um escândalo, uma vergonha para a família.Aí os anos 60 chegaram e com ele a troca de saias por calças como prenúncio de liberdade.
E os homens ?
Se no mundo ocidental homens sempre vestem calças, em certas partes da Ásia e da África tanto homens quanto mulheres usam saia. Mas houve uma época em que os homens ocidentais incluíam a saia nos seus guarda-roupas.Foi a evolução da alfaiataria, a partir do século 14, que impulsionou a especialização das vestimentas. Aí aos poucos, a roupa do homem se tornou intrinsecamente associada à masculinidade, com cores escuras e cortes retos.
Hoje em dia isso diminuiu um pouco, ao sair na rua você já pode ver um homem com roupas mais coloridas, -inclusive vestindo uma camiseta rosa.Mas saia ? Mulher usa calça a vontade na rua, mas você quase não encontra uma saia na seção masculina.
Apesar de desde os anos 60, vários estilistas de moda tentarem reintroduzir a saia como uma forma aceitável de um homem se vestir, os homens tem medo que a saia vá alterar sua sexualidade, de que eles serão menos homens, graças as regras da opinião pública que colocaram isso na nossa cabeça. Ao controlar as roupas que o homem pode ou não vestir a sociedade está controlando, de modo muito sutil, as sensações que um homem pode ou não ter, as emoções que pode ou não sentir.
Mas tem muitos homens usando saia,eu inclusive conheci um (nem um pouco se importando com a opinião dos outros!!)e foi por causa dele que postei aqui sobre isso.
Vai de cada um, usando saia ou não,tatuando o corpo,colocando piercing,ou qualquer outra coisa, se sentir bem é o que importa.



[Dani]

4 comentários:

  1. "Músicos como Caetano Veloso e Gilberto Gil e o jogador de futebol inglês, David Beckham foram notícia na imprensa por usarem saias ou sarongues."


    ..
    o que vocês acham sobre o homem usar saia ?

    [Dani]

    ResponderExcluir
  2. Meeeeo, pode crê!
    O que eu acho ?
    Eu acho que "você é o que você veste", tipo geralmente o modo como você se veste é interligado com a sua personalidade, mesmo que muita gente nem perceba isso.Também acho que, bem como tu disse lá encima "peraí, que importância realmente tem a roupa na vida de uma pessoa?", porque querendo ou não a roupa foi uma coisa que o ser humano inventou, uma coisa que até um tempo atrás era desnecessária, assim como para os índios é.
    Hoje em dia a roupa se tornou sinal de status na sociedade, que marca você usa, quantas você tem, muitas vezes esquecendo do conforto ou até mesmo do estilo que você quer usar e não do estilo que a sociedade impõe.

    Ana Hemb.

    ResponderExcluir
  3. "O que pretendem é o direito dos homens usarem saias quando bem entenderem, nos trabalhos, nas escolas, nas festas...

    Para eles os homens não devem ficar limitados ao uso das calças, sendo a saia uma peça de roupa confortável e agradável. Exigem igualdade, lutam contra os preconceitos... as mulheres podem vestir o que quiserem e os homens estão limitados a certos tipos de roupas. Consideram a moda masculina sem imaginação e pobre.

    Eles não pretendem passar a usar saias de mulheres, mas sim saias feitas para homens, com design masculino e ajustados ao tipo de corpo dos homens."

    ResponderExcluir
  4. hoje é estranho um homem usar saia como era na época de 50 mulher usar calça.o homem não vai ser menos homem só pq tem um pedaço de pano envolta da perna.
    julgar a aparência de alguem é uma das piores coisas que tem,porque vc estará fazendo um pré-conceito dessa pessoa,sem nem conhecer as suas idéias,o seu caráter....enfim.
    eu acho legal homem usar saia,eu acho legal tu vestir o que quiser.(isso é pro gustavo que disse ontem que eu peguei a roupa da minha vó, peguei mesmo :D)

    Dani

    ResponderExcluir

Identifique-se, por favor e obrigado. (: