quinta-feira, 16 de abril de 2009

Argumentação.

Eu estava andando pela rua essa semana com a Gabi, e então nos parou um cara de tipo uns quarenta anos de idade, com uns livros nas mãos e nos entregou dizendo que era o trabalho dele, que ele havia se curado da dependência química "graças a Jesus Cristo", algo assim:
o Cara - Olá eu sou ex dependente químico graças a Jesus Cristo consegui hoje estar curado, agora eu faço poemas/textos que estão nesse livro... (e começou a citar o primeiro poema que aparecia logo na capa do livro.)
o Cara - Bom esse livro fala de um modo espiritual da ajuda que eu tive, bom não espiritual do espiritismo "Allan Kardec", mas espiritual religioso.
Ana/Gabi - Ah tá, então espiritismo (sendo de Allan Kardec ou não) não é religioso ?
o Cara - Bom, não que eu tenha nada contra...Mas Deus me ajudou muito na luta contra...Vocês acreditam em Deus ou no Demônio?
Gabi - Eu não acredito em nenhum dos dois.
o Cara - Mas como?! Não é bem certo das ideias não acreditar em Deus, veja bem, não deixe o demônio lhe iludir desse jeito, essa é a primeira arma dele, fazer você não acreditar em Deus.Vocês acreditam que os homens vieram dos macacos ? Não teria como, se não teria que existir macaco branco, negro, japonês...e como eles falam línguas diferentes em lugares diferentes do mundo ? Não é possível explicar, se não através de Deus ter criado tudo.
Ana - Sabe existe uma coisa chamada Expansão territorial, e povos diferentes que vieram de uma evolução (de macacos ou não) encontraram formas diferentes (em línguas diferentes) de se comunicar, e em relação ao Big Bang, não sei ao certo se acredito, mas 'depois da destruição há a construção', alguns planetas e muitas estrelas vem da destruição de outros corpos celestes...
o Cara - Mas como poderia ter sido criado algo tão bonito como o nosso planeta a partir de uma explosão que destrói tudo?Só pode ter sido Deus.Você tem que ter fé. - Diz o cara indignado já de ter parado as pessoas erradas pra discutir sobre o assunto.
Gabi - Tá, mas assim como tu acredita que foi Deus que supostamente criou tudo, a gente não acredita.Tu tens a tua opinião e nós temos a nossa.
Ana - Você ter fé em Deus ou não, não é a questão.Você tendo fé em você mesmo já faz uma grande diferença, você move o que está a sua volta.Você acredita nos homens? 
o Cara - Triste daquele que acredita nos homens.
Ana - Deus foi criado pelos homens, assim como a Bíblia foi escrita pelos homens.
o Cara - Tá então quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? - Diz ele com um brilho no olhar como se tivesse finalmente nos pego de jeito.
Ana - Olha, provavelmente o ovo por ser uma célula deve ter vindo primeiro e depois de um tempo de evolução virou uma galinha.
Gabi - Então, o papo tá muito bom, mas a gente tem que ir.
o Cara - Sim claro, obrigado pela atenção, Deus abençoe vocês! - Diz ele já meio atordoado indo embora.

Bom só sei que, se você quer acreditar que existe um Deus chamado WakaWaka, você pode acreditar, se você quer acreditar em Deus, seja ele católico, espírita, evangélico ou seja lá o que for, você pode, se você não quiser acreditar em nada, você pode também.Você possui livre-arbítrio (Faculdade da vontade para se determinar).
Mas se você quer convencer alguém a acreditar em seu Deus , é bom ao menos ter bons argumentos ao invés de apoiar-se em ditos populares.
Saiba melhor sobre seus ideais(ou qualquer outra coisa) antes de sair vendendo eles por aí.
Saber argumentar não é apenas saber mais que a outra pessoa, é de fato convencer, mostrar a sua versão, a sua verdade.


Argumentar:
1. Aduzir argumentos; objectar..
2. Alegar.
3. Responder.
4. Opor.




 "Aceita o conselho dos outros, mas nunca desistas da tua própria opinião." Shakespeare



[Ana Hemb]


9 comentários:

  1. força com o blog.
    www.vivonacidade.blogspot.com
    maikon k

    ResponderExcluir
  2. Na grande maioria das vezes, sempre que algum cristão para alguém na rua, eles tem sorte de encontrar gente sem capacidade de questionamento, sem o menor interesse em questionar na verdade, aceitando tudo mastigado como se fosse a verdade absoluta, agora, é só você questioná-lo sobre todas as hipocrisias e absurdos escritos na biblia que eles perdem o alicerce e gaguejam por não saberem o mínimo do que falam.

    ps: o ovo surgiu muito antes da galinha, dinossauros punham ovos, mas como para eles o planeta foi feito em 7 dias e o homem veio do barro, acho que não acreditam que a terra já foi dominada por não-humanos!

    parabéns pelo post :D

    ResponderExcluir
  3. Pode crê!Elas ficam tão alienadas com essas idéias que mau sabem elas...e ainda assim acreditam nelas, o que é pior.
    Ah valeu pelo apoio! :D

    Ana Hemb.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Ahahahah!

    Mas acho que a galinha veio primeiro. Imagine que o ovo tem que sair de dentro de outro ser vivo.

    Deve existir uma pré-cretaceous-galinhicus, que não colocava ovo. Esse bixo evoluiu e por algum motivo importante começou a parir seus filhotes envoltos por uma casca.

    Parabéns pelo blog. ;-)

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. uma vez um cara me perguntou: "como você consegue negar a existência de DEUS?"
    eu pensei em responder: "qual motivo te faz crer que ele existe?" mas ignorei, sabia que a discussão levaria ao nada!

    então as vezes é inútil discutir! se um cara desse me parasse na rua! eu passava reto.

    ResponderExcluir
  7. tem pessoas que, mesmo com a verdade na cara, ou 'de frente com os melhores argumentos ou questinamentos, tem a cabeça trancada.É aquilo e pronto,deu acabou.Talvez seja pq eles consideram mais facil simplesmente olhar numa direçao só.É como tu disse, se tu acredita em deus, beleza, se nao beleza tbm-a verdade de um nao é melhor do que a verdade do outro,cada um tem a sua e o seu jeito de ver o mundo- mas escuta calado outras ideias, pensa sobre o assunto, reformule tua opiniao, suas idéias..tem gente que tem sérios problemas em relaçao a isso.

    Dani

    ResponderExcluir
  8. tendencioso esse post :)


    ResponderExcluir

Identifique-se, por favor e obrigado. (: