quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Hora de pular as ondinhas



Tic tac tic tac tic tac...Feliz 2011!!Um excelente 2012!! Nossa, que 2013 seja abençoado; tudo de bom para você e sua família!


O tempo é uma substância impalpável, é como o vento: podemos senti-lo, mas não segurá-lo. Desafiador. Nos convida a acompanhá-lo em seu ritmo frenético e acelera a velocidade de seus ponteiros.Difícil.


Você consegue perceber a mudança dos tempos? Consegue vivenciar as transformações no momento em que elas ocorrem? Eu não consigo. As situações, as mudanças acontecem tão naturalmente, e tão perfeitamente encaixadas no cotidiano que não dou conta delas.


Uma maneira de percebê-las é através de fotografias.Olhando as fotos de minha infância, por exemplo, deparo-me com a minha mãe usando um corte de cabelo muito louco e diferente do atual, assim como suas roupas, aí então percebo como as coisas mudaram e como estão melhores, graças a Deus!!


O mesmo acontece quando escutamos nossas avós dizendo que a juventude de hoje é muito diferente daquela de seus tempos.Isso é realmente verdade.Mas, quando começou essa mudança?Alguém conseguiu acompanhá-la? Ou ela surgiu discretamente e foi tomando espaço em nosso dia-a-dia a ponto de não ser tão impactante?


A vida é uma eterna mudança, viver é adaptar-se.


Outra constatação é de que a passagem do tempo é relativa, em si, é psicológico.Para mim, por exemplo, passar 3 minutos em uma montanha russa equivalem a 1 hora; por outro lado, 1 hora passeando na areia da praia passa como se fossem 3 minutos.


O fato é que o tempo nos engole e nos tritura, e o desafio é: como aproveitá-lo?! Se, ao menos, tivéssemos uma resenha da vida, tudo seria muito mais fácil, poderíamos experimentar um caminho e posteriormente poder trocá-lo, mas vamos cair na real, não possuímos esse direito.


Nos é concedido um lápis e um papel definitivos, e temos de desenhar a vida e colori-la da maneira que melhor nos convém - sem o possível uso da borracha.E aí está uma grande incógnita, meus amigos, qual cor usar? Que desenho fazer? Quanto tempo levaremos para aprontá-lo? São respostas que, acredito eu, todos gostaríamos de ter.


Tantas dúvidas surgem em nosso percurso que fica muito difícil de obtermos respostas.


Contarei um exemplo meu.


O ano de 2010 foi um ano muito importante para mim, pois consegui passar na faculdade, comecei a namorar uma pessoa muito especial, melhorei minhas relações familiares e passei a escrever para o nosso querido blog do Che, fato muito significativo para mim. Pois bem, mas muitos sacrifícios tive de fazer nesse ano também, abdiquei de muitos finais de semana para poder estudar, deixei de curtir momentos que poderiam ser inesquecíveis, em busca de um sonho! E neste ponto entra os meus questionamentos: será que fiz o certo? Deveria ter aproveitado mais o meu ano me divertindo?


Já escutei muitos jovens dizendo: "Eu quero viver a vida intensamente". Como seria viver a vida intensamente? Pois se você tem um sonho, precisa lutar por ele, e isso implica, na maioria das vezes, abrir mão de certas situações para se dedicar na realização de seus objetivos. E dispensar situações agradáveis em prol de um desejo maior também é viver a vida intensamente? Relativo.


Nosso caminho é um tiro no escuro.Apenas arriscamos.Se vamos realizar nossos projetos, se ao final de tudo, nosso esforço valerá a pena, só o tempo dirá.Temos duas opções: atirar ou não.E as consequências de nossas decisões virão com o tempo.


Poderia me alongar mais, afinal, este é um tema a ser muito explorado; mais tarde poderemos retomar o assunto.


Desejo a todos um inesquecível 2011, de muito esforço e pouca preguiça.Vivam o ano intensamente, cada qual dentro de suas convicções.

Texto:

Patrícia Stahl Gaglioti

Edição:

Ana Hemb

Um comentário:

  1. 1º sinal de quando percebe que está ficando velho: nota como o tempo passa rápido :P

    Gustavo

    ResponderExcluir

Identifique-se, por favor e obrigado. (: