sábado, 31 de outubro de 2009

"Seu direito termina onde o do outro começa."


No charme de um cigarro, um ardente jogo de sedução.
Entretanto o cigarro abandona seu charme, tal como a vida que abandona um corpo em sua consequência, perde seu encanto.
Tola sedução.

Ana Luiza Hemb


A lei anti fumo passou a vigorar em Santa Catarina a partir do dia 13 de Outubro de 2009, segundo a 
LEI Nº 14.874
Art. 1ºFica proibido o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígero, derivado ou não do tabaco, em recinto coletivo fechado, seja público ou privado, no Estado de Santa Catarina, de conformidade com a Lei federal nº 9.294, de 15 de Julho de 1996, regulamentada pelo Decreto federal nº 2.018, de 1º de Outubro de 1996. (...)

Não só em São Paulo e Curitiba, agora também em Santa Catarina.

O cigarro desde criança me incomodou, não o ato de alguém fumar, cada um sabe de si, e eu também tenho os meus hábitos nada saudáveis, mas a fumaça, o cheiro me incomodavam.
No começo era muito mais birra pra fazer o meu pai parar de fumar, depois se transformou em agonia de estar perto da fumaça, respirar a impureza expelida por outros.
Faz um ano e meio que o meu pai parou de fumar, mas não somente porque eu reclamava, também e principalmente pelo dinheiro que ele se viu gastando absurdamente em seus maços de cigarros fumados por dia.Claro que o pulmão dele já não irá se recuperar tanto, afinal ele fumou desde os 15 anos e parou agora com 55 anos.
Hoje já abri mão de reclamar ou desviar de quem fuma, ainda mais porque na maioria das vezes não vai adiantar, a pessoa só vai parar se ela quiser.
A fumaça do cigarro é atualmente mais uma das muitas que nós respiramos, vamos fazer o mundo parar de usar automóveis e afins porque a fumaça é prejudicial? Seria lindo apesar de praticamente impossível, talvez quando a situação estiver critica, ou mesmo irreversível, isso aconteça.Mas sempre será assim, há os conscientes, os que nem ligam e os neutros. Os conscientes sempre vão querer mudar o mundo com seus atos e que todos os imitem, os que nem ligam vão fazer de qualquer modo, "vou morrer um dia mesmo" e os neutros são neutros, oras.
Não digo que não seja admirável querer conscientizar outras pessoas do melhor, creio aliás que eu faço parte desse grupo, mas não estamos em posição de ambicionar tanto.Estamos correndo contra o tempo, e além da conscientização em massa que precisaria, leis e proibições a nossa última saída, como sempre, ainda é a tecnologia.A mesma que recupera algo que nós exterminamos ou não cuidamos achando ser infindável.

A saúde da população agradece.

 "Fica instituído o dia 29 de Agosto como o Dia Estadual de Combate ao Fumo."

Mais sobre lei anti fumo:




[Ana Hemb]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se, por favor e obrigado. (: