domingo, 27 de setembro de 2009

Por que existem canhotos?

Ninguém sabe ao certo por que não somos todos ambidestros (as vantagens seriam óbvias) ou, se era para escolher um lado, todos destros de uma vez.A razão de algumas pessoas preferirem a mão direita e outros a esquerda é um dos mistérios da ciência.Sério, está ali , ali com "de onde viemos" e "para onde vamos".
O fato é que  10% da humanidade teima em ser canhota, intrigando geneticistas, neurologistas e antropólogos.
Em 2004, um estudo dos franceses Charlotte Faurie e Michel Raymond defendeu que os canhotos conquistaram a sua cota na marra: por surpreender no combate corpo a corpo, o uso da mão esquerda era favorecido pela seleção natural.
Já na seleção artificial, só desvantagem - até a metade do século 20, por exemplo, só se ensinava a escrever com a mão direita.Volta e meia ainda saem pesquisas dizendo que os canhotos morrem antes, porque a porcentagem deles diminui conforme aumenta a faixa etária.Na verdade, isso é reflexo do antigo preconceito: há menos canhotos entre os idosos porque muitos foram obrigados a ser destros.

Os principais fatores que influenciam na existência dos canhotos:

1- Genética: Aparentemente, é o fator que mais conta.O irmão gêmeo de um canhoto tem 76% de chance de também ser.Em 2007, pesquisadores descobriram o gene LRRTM1, o primeiro relacionado à preferência da mão esquerda.

2- Gestação: O neurologista Norman Geschwind criou a teoria de que um alto nível de testoterona da mãe durante a gravidez afetaria o desenvolvimento do hemisfério direito do cérebro do feto, aumentando as chances de o bebê nascer canhoto.

3- Cultura: Além de as escolas favorecerem o aprendizado da escrita com a mão direita, no imaginário ocidental tudo relacionado ao lado esquerdo tinha conotação negativa - tanto que a palavra latina para quem usa a mão esquerda é sinistro.
Super Interessante - ago/2009

Post em homenagem a minha amiga (e seus/nossos paradoxos) Garvizú, que é canhota aliás.

[Ana Hemb]

3 comentários:

  1. Eu não sou canhota, sou normal .--.
    Tá parey
    Beeeeeeeeijos Ana, muita interessante a matária.

    By Alessandra Saraiva

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Ale \o
    és sempre bem vinda ao blog :D
    beeeeeijo flor *:
    [Ana Hemb]

    ResponderExcluir

Identifique-se, por favor e obrigado. (: