segunda-feira, 21 de setembro de 2009

"De repente a contramão é o seu caminho."

A banda composta por Dinho (vocal), Batoussai (guitarra, back vocal), Stumm (bateria, back vocal), Fernando (baixo, back vocal), Minhoca (guitarra), já é carta marcada em bares, shows e incovers da vida musical da chuvosa Joinville.
Meio a contragosto de muitos que preferem os covers bem executados de Guns, ACDC e afins, esses caras tem ido na contramão da falta de incentivo musical, e da própria dificuldade de conseguir o reconhecimento enquanto músicos joinvillenses, com suas composições próprias.
Nesse cenário musical no qual Santa Catarina ainda não é considerada pólo de referencia, pisando onde não tem chão, reavivando o Rock que corre em veias catarinenses.



 1- O rock joinvillense recebe incentivo?

 O Incentivo existe sim. Porém, é bem pequeno. É difícil achar pessoas de fora do ramo musical, que topam investir em algum apoio de evento musical. Ainda existe bastante preconceito no que se diz respeito a "musicas próprias". O interesse em conhecer/apoiar as músicas das bandas joinvillenses, é um tanto fraco. Claro, isso não é via de regra. Existem exceções quanto a isso!

 • E que tipo de incentivo achas que falta principalmente?

 Talvez se o público fosse mais fiel e abrangente às bandas joinvillenses, e os apoiadores apostassem mais no cenário da música da nossa cidade, poderíamos nos tornar referencia musical, assim como Curitiba e Porto Alegre.  

 2- Pelo o que vocês conhecem das bandas locais, vocês acham que elas tem potencial? Algum exemplo?

 Com certeza! Existem muitas bandas com forte potencial, que fazem apresentações pelos bares e casas de show da cidade. Nós temos excelentes músicos, que ainda não conseguiram mostrar as caras pelo Brasil afora, talvez por falta de oportunidade. Se depender de talento, tenho certeza que Joinville vai ser referencia musical
 Comanches, Black Huxley, 1/4 de Gin, Just Face, Cultura Monstro... São as referencias que me vieram agora na cabeça, entre tantas outras bandas e outros músicos de excelente qualidade. 

 3- Vocês não tem medo que a banda acabe rotulada pelo cover de Guns N'Roses com o qual se tornou conhecida?

 O pessoal quer ouvir muito cover. Tocar cover é muito bacana. Tanto é que até hoje, mais da metade do nosso repertório é composto por covers das bandas de referencia que a Sexy Pearl teve. Mas a gente não pode se limitar apenas a isso. Temos a nossa personalidade musical pra mostrar pra galera.
 Quando nós decidimos não viver exclusivamente dos covers, e demos inicio às composições próprias, existia sim esse medo. Principalmente pela voz do Dinho. O timbre dele é bem parecido com o do Axl Rose. O nosso instrumental é bem Hard Rock anos 80/90. Entre as nossas principais influencias, estão Guns N Roses e Aerosmith. É normal que apareçam  as rotulações. Mas graças a Deus, são bem menores do que as esperadas no inicio do nosso trabalho próprio.

 4- Qual o objetivo real de vocês com a música de vocês, com o trabalho de vocês? Pretendem tornar a banda uma profissão, como carreira principal ou apenas algo a mais, além do emprego?

objetivo principal, quando montamos a banda, era de nos tornarmos estrelas do rock n roll ... mas isso era um pensamento um tanto primário. Afinal, não é da noite pro dia que as coisas acontecem. Não é só pegar uma guitarra, ter cabelos compridos e um visual extravagante que vai te levar pro Hall da fama. É muito mais do que isso. Não que tenhamos abandonado o sonho de um dia  sermos referencia do rock, pra gurizada que está começando.. mas isso não é o nosso objetivo único de vida. Isso seria uma consequência agradável. Todos da banda tem o seu emprego, e vive uma vida normal. Se algum dia a gente conseguir chegar lá, que bom! Se não chegarmos, tudo bem. O que queremos mesmo, é a diversão em tocar o Rock N Roll!


Entrevista com Luiz, guitarrista da banda Sexy Pearl.



Sugestão de música: "Meu ouro seu medo"


[Ana Hemb]














Um comentário:

  1. Ahhhhh será que eu vou ser a primeira a postar???
    Beem é a primeira vez ue eu posto aqui no Che. ><
    Enfffim, primeiro Ana, parabéns, tu escreve super bem, suas materias são muito bem elaboradas.
    Ahhh achei beem bacana a entrevista com a Banda Sexy Pearl. Banda novas merecem mesmo um incentivo.
    A Sexy Pearl é mesmo muito boa, eu ja ouvi praticamente todos os singles no My Space. Vale apena conferir!!!
    Beem acho que era isso.
    Muito boa sorte pra vocês.
    Ahh, aproveitando o espaço pra elogiar, o banda tava muito foda no IN COVER festival, parabéééns

    Beeeeijos Ana,
    Beeijos Banda Sexy Pearl

    By Alessandra Saraiva

    ResponderExcluir

Identifique-se, por favor e obrigado. (: