segunda-feira, 30 de março de 2009

Um pouquinho de história...

Na ditadura, Zuzu Angel, uma estilista famosa da época recebeu um telefonema anunciando que "Paulo tinha caído".Paulo era o codinome do seu filho Stuart, um jovem idealista, militante do MR-8. Claro que ela começou a se preocupar quando viu o filho fazendo cursos de política e ciência social, mas isso? Investigando o desaparecimento de Stuart, descobriu que ele foi preso e morto nas dependências do DOI-CODI (órgão de inteligência e repressão do governo).
A partir daí, entrou em guerra contra o regime, fazendo desfiles de protesto envolvendo até os Estados Unidos. Uma luta que durou até o dia 14 de abril de 1976, quando morreu num acidente de carro muito controvertido, em condições inexplicáveis.
Sabe-se hoje que foi provocado...

Eis uma carta de Stuart para Zuzu :
"Mãe,
você me pergunta se eu acredito em Deus. Eu te pergunto que Deus? Tem sido minha missão te mostrar Deus no Homem, pois, somente no homem ele pode existir. Não há homem pobre ou insignificante que pareça ser, que não tenha uma missão. Todo homem por si só, influencia a natureza do seu futuro. Através de nossas vidas nós criamos ações que resultam na multiplicação de reações. Esse poder que todos nós possuímos, esse poder de mudar o curso da história, é o poder de Deus. Confrontado com essa responsabilidade divina, eu me curvo diante do Deus dentro de mim."

Stuart Angel, após inúmeras sessões de tortura, já com o corpo totalmente esfolado, segundo relatos, foi amarrado à traseira de um jipe da Aeronáutica e arrastado pelo pátio com a boca colada ao cano de escape do veículo, o que causou sua morte por asfixia e intoxicação por monóxido de carbono.

Seu corpo nunca foi encontrado,mas segundo um ex-militar, o corpo teria sido jogado no mar.

Bom, como diria Che "Antes morrer de pé, do que viver ajoelhado"

[Dani]

Um comentário:

Identifique-se, por favor e obrigado. (: