quarta-feira, 4 de março de 2009

Efémeras?

Apesar de grande (praticamente toda) parte das Pin up's serem destinadas a apreciação dos homens, principalmente nas grandes guerras que houveram, estimulando eróticamente aos homens de maneira sensual, ao término de uma dessas grandes guerras, a do Vietnã se não estou enganada em que os Estados Unidos perdeu.Foi tirado aquele rótulo de delicadeza e fragilidade da mulher, antes somente dona de casa e boa mãe esperando seu marido voltar, ou não, da guerra.Então foi criada uma Pin up (essa da foto ao lado), para incentivar as mulheres a "reerguer" o país, os maridos e tudo mais o que havia sido devastado pela guerra, uma época que mostrava que as mulheres podiam fazer muito mais que cuidar do lar e dos filhos.Claro isso tudo com o interesse de reconstruir tudo, porque se não precisassem, tenho minhas dúvidas se teriam criado essa imagem para (influenciar) as mulheres (a) deixarem de ser efémeras e fazer coisas que antes se feitas por mulheres, eram condenadas pela sociedade.
Então, antes o que era usado apenas como estimulante masculino e fator de admiração (e elogios) pelas mulheres, virou um meio de trazer de volta toda uma nação pelas mãos das mulheres, as mesmas quais eram consideradas inúteis em certas áreas de trabalho, e até mesmo burras,ou fúteis, provaram seu valor.
Pode até parecer papo de feminista, mas não é essa a intenção.O fato de o mundo ter nascido machista, o fato de não ter existido uma filosó-FA da antiguidade pra contar História, ou de terem colocado na fogueira as que se faziam valer além das vontades servis dos homens, ou até mesmo as que apenas sabiam cuidar de uma dor de barriga com chá, isso e muito mais.Revoltante, não? Pois é, e quando eles perderam na guerra, quem os levantou? Nós.
Enfim, com certeza essa pin up foi de grande ajuda, não só para a reconstrução pós guerra, mas também para o avanço de uma "luta" antiga que se chama igualdade. Que apesar de ter sido revolucionada nos dias de hoje, é ainda grande alvo de discussão.

[Ana Hemb]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se, por favor e obrigado. (: