domingo, 9 de maio de 2010

E quão abafado eles querem o nosso grito?

O comunicado a seguir da prefeitura se refere ao não aumento da tarifa neste ano (eleitoral).

COMUNICADO
Prefeito Decide: Tarifa de ônibus não terá aumento

A Prefeitura de Joinville não vai aumentar a tarifa de ônibus neste ano*.A decisão foi anunciada na manhã desta segunda-feira (19/04) pelo prefeito Carlito Merss após reunião com os proprietários das empresas concessionárias do sistema de transporte público de Joinville
Foram levados em consideração vários fatores, especialmente a preocupação da Prefeitura de formentar amplo acesso ao sistema de transporte público**. "Queremos um transporte público de qualidade, com uma tarifa acessível e que também ajude a melhorar a qualidade de vida da população", disse o prefeito. 
A Prefeitura vai acelerar os projetos que visem reduzir pressões de custos sobre o sistema, como corredores exclusivos, otimização de linhas, combustíveis alternativos e horários.Foi fixado o calendário de atualização das tarifas do transporte público para o mês de janeiro***. 
Também está mantido o cronograma de realização do processo licitatório do sistema de transporte público de Joinville para 2011****.

***Comentários***


É claro que, com toda a confusão que o senhor prefeito arranjou para o lado dele inaugurando seu mandato em Joinville com um aumento da tarifa (o qual havia prometido em campanha que não faria, ao contrário do que aconteceu), vamos concordar que seria péssimo para ele no momento fazer mais um aumento, contando que estamos em ano eleitoral de cargos políticos tão altos como Governador e Presidente entre outros. 
** O amplo acesso que já deveria existir de um transporte que se fosse público não seria pago.
*** Em janeiro já terão passado as eleições, então para eles não fará diferença aumentar a tarifa e ter ou não aprovação do próprio povo que deu poder a eles.
**** Em 2011 não terá mais eleição para tentar manter-se no cargo, eles então vão poder aumentar as passagens sem medo de perder votos e manter ou mudar para alguma empresa de ônibus explorar o transporte que devia ser público (de verdade).

Aí que eu me pergunto por que tem gente que ainda acha que o Prefeito é bonzinho em não aumentar a tarifa, ele na verdade está apenas adiando, ganhando tempo e tirando vantagem disso.O que eu mais ouvia nas ruas, dentro dos ônibus e terminais das pessoas a minha volta revoltadas com o aumento era que a vontade do Prefeito se manter no cargo não era grande tendo em vista os aumentos absurdos e indo contra as suas propostas de campanha.A quem se revolta com a situação toda, que ao menos não fuja dos seus princípios quando eles chamarem precisando se reafirmar em uma manifestação contra um aumento.Aos comodistas, que ao menos respeitem a coragem dos que lutam pelo direito de todos (até de quem desacredita), ao invés de apedrejar manifestantes com palavras achando utopia conseguir fazer valer seus direitos.Falta apenas base, interesse em ter conteúdo e não apenas revolta.Procure saber e entender o movimento antes de critica-lo. 





[Ana Hemb]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se, por favor e obrigado. (: