segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Desmarginalizar a Arte Urbana



"Várias cores, plural de formas, combinado de texturas.
Romã, hortelã, maçã, anis, erva-doce e maracujá.
Menta, framboesa ou camomila.
Bem vindos ao projeto Chá".

O poema que abre a primeira postagem do blog das meninas do Coletivo Chá, criado em 2010, deixa claro a idéia do trabalho desenvolvido. Nos muros cinzas de Joinville, a arte delas colore, provoca, aguça os sentidos. Na palavra das próprias meninas, dão vida ao concreto da cidade.

Este foi um ano de muito trabalho e reconhecimento para o Coletivo Chá. O projeto das cinco meninas que enfrentam a madrugada para dar vida e movimento àquilo que é inanimado foi tema do documentário de um acadêmico de jornalismo.

Em 2011 também, as meninas marcaram presença no N Design, um evento realizado pelos e para acadêmicos e profissionais da área, e que chegou em sua 21º edição. O detalhe é que não apenas estiveram presentes, como ofereceram uma oficina no evento, ou seja, passaram adiante várias das idéias que habitam essas cucas criativas.

Na Univille, participaram do GAMPI, um evento que ocorre desde 2009, também voltado a profissionais e estudantes de design. O Coletivo Chá foi convidado pela Lez a Lez para customizar latões e painéis expostos nas vitrines das cinco lojas em Santa Catarina. Para ter uma breve idéia do que as meninas aprontaram confiram o vídeo.

E para fechar com chave de ouro, as meninas inscreveram e tiveram aprovado um projeto no SIMDEC - Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura. Do que se trata? Disseminar em três escolas públicas seus conhecimentos. Jogaram a semente no vento. Daqui um tempo, os muros de joinville estarão floridos e ainda mais coloridos.


Confiram o bate-papo do Coletivo Chá com o blog do Che.